
foto: Fábio Alt
Cassiano Rodka é um intruso da alma. Seus textos nos despem de diversas camadas protetoras e expõem toda a nossa humanidade. Nos vemos frágeis e verdadeiros refletidos em seus personagens. Mergulhar em seus contos é como embarcar em um passeio de montanha-russa. Ao mesmo tempo divertido e inquietante, familiar e imprevisível, com possibilidades de risos ou lágrimas. Seu olhar transparece um fascínio pelas guinadas repentinas da vida. Não há caminho traçado sem tropeço. E são os tropeços, tão inerentes aos humanos, que motivam o escritor a compor suas partituras — textos que transformam os vertiginosos caminhos do dia a dia em uma assobiável melodia.
Rodka começou a publicar seus textos em 2005 no site PáginaDois, criado em parceria com a escritora Clarice Dall’Agnol Casado. O espaço serviu de ponto de partida para o autor porto-alegrense desenvolver um estilo de escrita melódico, contemplativo e bem-humorado. Em seus contos, crônicas e poesias, Rodka dá vida a personagens peculiares e cativantes, que conduzem o leitor pelos caminhos inusitados de suas histórias.
Em 2014, o escritor lançou o livro Partituras pela editora Buqui, apresentando alguns de seus melhores textos até então. Em 2017, o autor colocou no ar o seu site cassianorodka.com, um espaço que reúne todos os textos publicados nas mais diversas mídias, além de trazer em primeira mão as novidades do universo do escritor.